terça-feira, 31 de março de 2009

Mapa Mental do Desafio do Meio Ambiente


Neste mapa consegui reunir praticamente todos os problemas que afetam o Meio Ambiente: suas causas, os danos sofridos e as soluções até o momento utilizadas para reverter a situação.

As CAUSAS

A urbanização, as indústrias e a agropecuária são as vilãs do meio ambiente. As barragens (para geração de eletricidade, abastecimento d´água, regularização de estiagens e irrigação) interrompem o fluxo das águas, com sérios transtornos ao meio ambiente. A impermeabilização do solo com o asfalto, concreto, piçarra ou paralelepípedo, não permite o reabastecimento do lençol freático, aumentando as enxurradas. A ocupação das áreas de risco (margens dos córregos, áreas com matas, dunas e encostas sujeitas a deslizamentos) é consequência da favelização. O desmatamento tem como motivações: local para construções (casas, estradas, barragens, etc.), áreas de plantio, venda de madeira, produção de carvão para siderúrgicas e lenha para caldeiras e fogão doméstico. Atualmente, dois quintos ou 40% da população mundial mais pobre são forçados a usar a biomassa tradicional --- lenha e dejetos animais --- para cozinhar e se aquecer (Fonte: SALVE O PLANETA/Energia, WWF e O Globo, 2008).

Os efluentes das indústrias, lançados nos rios sem tratamento, dizima a flora e a fauna. O gasto excessivo das indústrias com água potável e energia elétrica, exerce pressão sobre os recursos naturais para produzi-los. A poluição do ar é fruto do não uso de tecnologias mais modernas de redução e purificação dos gases provenientes dos processamentos industriais. Os veículos modernos já saem das montadoras com equipamento (catalizador) que reduz as emissões de gases poluentes, mas a maioria ainda polui o meio ambiente.

O consumo de água pela irrigação das lavouras representa 70% de toda a água retirada dos rios e outros mananciais. Os agrotóxicos, mesmo na periferia das cidades, causa acidentes, mortes e contamina o ar e as águas subterrâneas. A erosão do solo é fruto de práticas agrícolas equivocadas (plantio morro abaixo, queimadas, solo nú, ausência de curvas de nível, etc.) e contribui para o empobrecimento do solo e o assoreamento dos rios. Os dejetos dos animais (bois, suinos e aves, principalmente) lançados no solo e nos cursos d´água sem tratamento, poluem os cursos d´água e fornecem uma carga odorífica às vezes insuportável. Além do arroto do boi, que produz CH4, um dos gases do Efeito Estufa.

As SOLUÇÕES

A primeira coisa a fazer quando uma das causas acima afeta o meio ambiente é proceder a um Diagnóstico ambiental. Os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o consequente Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA), são os produtos finais destes estudos. Uma série de Normas e Resoluções estão disponíveis para servir de guia ou diretriz aos estudos. A simples aplicação do Código Florestal já seria de grande valia. A construção de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e de aterros sanitários é uma exigência de toda Prefeitura ou empresa comprometida com o meio ambiente. A Educação Ambiental é uma prática indispensável quando se trata de proteger a Natureza. A Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) é a solução prática para mitigar os danos provocados pelas mineradoras e outras práticas de engenharia que usem desmatamento e revolvimento do solo superficial.

Os DANOS

Os danos ambientais são de natureza local, regional ou global. No primeiro caso, podemos exemplificar com uma empresa ou indústria. No segundo, com os problemas ambientais enfrentados pelas Prefeituras municipais. E os danos globais ou planetários, muito discutidos atualmente, afetam áreas que abarcam mais de um país.

Em levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN (que é o 2o. maior parque industrial do país), os problemas ambientais mais sentidos pelas indústrias fluminenses foram: o lixo, consumo de energia (água e luz), ruídos, esgotos, gases e odor.
A nível regional, os maiores problemas ambientais enfrentados pelos prefeitos brasileiros são: assoreamentos, a poluição dos rios, a alteração da paisagem, a contaminação do solo (principalmente pelos esgotos e pelo chorume do lixo) e a poluição do ar (queimadas e veículos).
Os danos globais mais sentidos pela população são o aumento da temperatura (que matou muita gente na França, recentemente), as catástrofes naturais (que se tornaram mais intensas e frequentes pelo aumento da temperatura), o degelo, a seca e a morte de animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário