sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Inpe inaugura sede na Amazônia e divulga balanço de monitoramento

Hoje, 28, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Centro Regional de Belém anuncia a criação do Centro Regional de Belém. A cerimônia de posse do chefe regional, Cláudio Almeida, tem início às 10 horas, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).

Na ocasião serão divulgados os resultados de pesquisas realizadas no local, com o monitoramento de áreas desflorestadas da Amazônia. Segundo o estudo, pelo menos 20% das áreas que sofreram corte raso estão se regenerando.

De acordo com Cláudio Almeida, dos 233.399 quilômetros quadrados desflorestados do Pará, 51.406 já estão em processo de regeneração. A floresta já apresenta o crescimento suficiente para que o satélite indique a cobertura vegetal da área.

O Inpe foi fundado em 1961 e conta hoje com dois outros centros regionais, em Natal (RN) e Santa Maria (RS). Desde a década de 80 o órgão atua no monitoramento da Amazônia e áreas desmatadas.

Partes das pesquisas são realizadas na sede em São Paulo. A previsão, com a criação do Centro regional, é de que em no máximo cinco anos as pesquisas sejam transferidas integralmente para a região amazônica. “A nossa intenção é transferir tecnologia de monitoramento de florestas para técnicos da região e de outros países, por isso o centro de Belém vai ser referência internacional no tema”, explica Almeida.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=47878

Nenhum comentário:

Postar um comentário